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Campanha BASF: Planeta Faminto e a Agricultura Brasileira

O Brasil é, hoje, uma das maiores referências mundiais em agricultura. Afinal, um em cada quatro grãos consumidos no planeta é produzido aqui. Somos o terceiro maior exportador de produtos agrícolas; o segundo em soja e milho; e o primeiro em carne bovina, suco de laranja, café e açúcar. Nossa produção de frutas fica atrás apenas da China e da Índia. 
Por tudo isso, a agricultura foi a maior impulsora do crescimento da economia nacional e representa 22% do nosso PIB (Produto Interno Bruto). 
Surpreendentemente, toda essa produtividade abrange apenas 9% das terras brasileiras, permitindo que 69,4% da vegetação nativa permaneça intacta. Para compararmos, na Europa apenas 0,3% do território permanece intocado. 
São dados como esses que comprovam a capacidade do produtor agrícola de inovar e, com a ajuda tecnológica, aumentar a sua produtividade dia após dia, de maneira sustentável.

Com o objetivo de homenagear o agricultor brasileiro, a Unidade de Proteção de Cultivos da BASF lançou, em 2010, o vídeo “Um Planeta Faminto e a Agricultura Brasileira”. Nele, alguns dados destacam a importância da produção agrícola brasileira para alimentar uma população mundial crescente.

Inicialmente, o vídeo foi disponibilizado no canal Youtube. Devido ao grande número de acessos, a ação foi estendida e se tornou uma campanha publicitária com o objetivo de ampliar a discussão acerca do aumento da demanda por alimento em todo o mundo e da contribuição do produtor rural brasileiro neste cenário. 

O vídeo alcançou mais de 400 mil visualizações no Youtube e mais de 70 milhões de pessoas foram impactadas pela campanha por meio da veiculação em TV, jornais, web, TV TAM, cinema e sua divulgação em eventos.

Toda a campanha do vídeo foi produzida pela equipe de marketing da BASF, em conjunto com a agência e21, do Grupo MTCom. O diretor de atendimento do Núcleo BASF, na e21, Alberto Meneghetti explica a repercussão da campanha: “O vídeo, inicialmente produzido para web, ganhou proporções surpreendentes. Sua abrangência foi além da área do agronegócio e nos fez propor uma campanha específica sobre o tema em outros meios”.

Fonte: BASF – http://www.agro.basf.com.br