Scroll Top

Gaúchos cultivaram 98% do milho e 70% da soja, diz Emater

Das lavouras de milho, 33% estão em desenvolvimento vegetativo, 38% em floração, 29% em enchimento de grãos. Conforme a Emater, nas regiões das Missões e Fronteira Noroeste, milho verde já está sendo retirado do campo para venda direta ao consumidor e subsistência das propriedades.

“O clima com chuvas semanais e períodos de tempo ensolarados vem contribuindo para o bom desenvolvimento das plantas e enchimento dos grãos”, diz a empresa. “Lavouras em estádio reprodutivo apresentam bom desenvolvimento de espigas, com várias plantas com a segunda espiga desenvolvida. Em relação à sanidade, é baixa a incidência de doenças. Até a fase atual, não tem se verificado o uso de sistemas de irrigação para a cultura, pois a precipitação tem suprido a necessidade das plantas.” Em relação à soja, o desenvolvimento inicial das plantas é considerado muito bom.

A Emater disse que o plantio do arroz está praticamente encerrado. “O manejo e o desenvolvimento inicial das lavouras seguem sem sobressaltos, tendo em vista as condições favoráveis do clima e a boa disponibilidade de água acumulada para a irrigação.”

Fonte: IstoÉ