Scroll Top

Bico do Papagaio (TO) tem calendário definido para Recebimento Itinerante de embalagens de defensivos agrícolas

O calendário para a realização da próxima etapa do Projeto de Recebimento Itinerante (RI) 2018 foi definido em reunião com representantes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), na quarta-feira, no município de Sítio Novo. As ações estão previstas para acontecerem entre os dias 12 a 21 de junho, em 10 municípios do Tocantins, situados na região do Bico do Papagaio.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo, disse que a ação, em parceria com instituições e prefeituras, visa atender os pequenos produtores rurais, voltados à agricultura familiar. “Temos grandes resultados, de 2016 para 2017 houve um crescimento de 39,2% no recebimento dessas embalagens. O projeto itinerante é um facilitador que vai até o produtor rural, colaborando para agilidade na entrega e garantindo um campo limpo e sustentável”, avaliou. Em 2017, o projeto beneficiou 500 agricultores, que devolveram 15.113 embalagens vazias de defensivos agrícolas.

O diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Vegetal, Carlos César Barbosa disse que a reunião possibilitou traçar o planejamento e o alinhamento das atividades, como articuladores dessa importante ferramenta. “É um momento onde fortalecemos as parcerias e o envolvimento de todos, pois cada um tem responsabilidades distintas, e cabe a nós a orientação sobre a correta devolução e a fiscalização da sua destinação”, destacou dizendo ainda que, este ano, foram acrescentados mais três municípios ao Projeto: Angico, Maurilândia e Riachinho.

A coordenadora reginal do inpEV, Ana Telma Maia Soares, falou sobre a importância da Adapec dentro do processo que envolve o RI. “Com a parceria da Agência no campo, conseguimos conscientizar o maior número de agricultores para que eles façam a correta devolução das embalagens vazias de defensivos agrícolas”. disse.

Vale lembrar que ainda haverá outra reunião do inpEV para definir a programação do RI em outras regiões do Estado.

Fonte: Folha do Bico